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Regulamento Oficial do Campeonato Jovens Líderes 2024

1. Disposições Gerais

1.1. O Campeonato Jovens Líderes 2024 é uma competição de oratória destinada a estudantes de 10 a 17 anos, residentes em Passo Fundo e região. O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação, liderança e expressão pública, preparando os jovens para desafios futuros.

1.2. O campeonato será dividido em três fases: Etapa Online, 1ª Etapa Presencial e 2ª Etapa Presencial (Final), conforme detalhado neste regulamento.

1.3. As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer estudante que atenda aos requisitos de idade e residência, incluindo escolas não mencionadas na lista oficial de divulgação.

1.4. Ao se inscrever, o participante concorda integralmente com as regras deste regulamento e com as decisões da comissão organizadora, que são soberanas e irrevogáveis. Todas as modificações ou alterações no regulamento, datas e locais de eventos serão comunicadas com antecedência por e-mail e na página oficial do campeonato.

2. Inscrições e Cronograma

2.1. Período de Inscrições: As inscrições serão realizadas exclusivamente pela página oficial do campeonato entre os dias 21 de outubro e 8 de novembro de 2024. Inscrições feitas fora deste período não serão aceitas.

2.2. Cronograma Oficial do Campeonato:

  • 21 de outubro a 8 de novembro: Período de inscrições e visitas às escolas para divulgação e esclarecimentos.

  • 9 de novembro: Divulgação dos resultados da Etapa Online e anúncio dos 30 semifinalistas, realizada por e-mail e no site oficial.

  • 11 a 29 de novembro: Treinamento presencial intensivo para os 30 semifinalistas.

  • 30 de novembro, às 14h: 2ª Etapa Presencial do campeonato, realizada no campus Santa Teresinha da Atitus Educação.

  • 07 de dezembro, às 14h: Grande Final com os 10 finalistas, realizada no campus Santa Teresinha da Atitus Educação, marcando a 3ª Etapa Presencial do campeonato.

2.3. Para efetuar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário eletrônico e enviar um vídeo conforme as diretrizes da Etapa Online. Cada participante será responsável por garantir que seus dados de contato estejam corretos e atualizados, para que possam ser informados sobre resultados e alterações de cronograma.

2.4. Política de Cancelamento e Substituição: Em caso de desistência de um participante classificado para a próxima etapa, poderá haver substituição pelo participante seguinte melhor classificado na mesma região, a critério da organização.

2.5. Os vídeos enviados que não atenderem às exigências técnicas ou de conteúdo poderão ser desqualificados pela comissão organizadora.

3. Estrutura do Campeonato

3.1. Etapa Online 3.1.1. Nesta etapa, os participantes deverão enviar um vídeo de 1 a 1:30 (um minuto e meio) minutos sobre o tema: "Gamificação na Educação: O Futuro do Aprendizado é Torná-lo Mais Divertido?"

3.1.2. O vídeo deve ser submetido em formato MP4, com tamanho máximo de 500 MB e resolução mínima de 720p, através da página oficial do evento até a data limite de inscrição.

3.1.3. Os vídeos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

  • Clareza de ideias (20 pontos)

  • Originalidade e criatividade (20 pontos)

  • Técnicas de oratória (postura, voz, gestos, dicção, etc.) (40 pontos)

  • Emoção no discurso (20 pontos)

3.1.4. Para garantir a participação de alunos de todas as regiões da cidade, haverá uma seleção de vencedores de cada uma das 10 regiões listadas abaixo. Um número proporcional de participantes de cada região avançará para a 1ª Etapa Presencial. Escolas não listadas também terão a chance de participar com representatividade.

3.1.5. Lista de Escolas por Região:

  • Região 1: EMEF Jardim América, EMEF Cohab Secchi, EMEF Notre Dame, Instituto Menino Deus / Escola Redentorista

  • Região 2: EMEF Santo Agostinho, EEEM Mário Quintana, EMEF Arlindo Luiz Osório, EMEF Urbano Ribas

  • Região 3: EMEF Antonino Xavier, EMEF Antonino Xavier de Oliveira, EMEF Coronel Lolico, EMEF Dom José Gomes

  • Região 4: Escola Estadual Anna Luisa Ferrão Teixeira, ESC Estadual Adelino Pereira Simões, Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, Colégio Notre Dame Passo Fundo

  • Região 5: Centro de Ensino Médio Integrado UPF, EMEF Benoni Rosado, Escola Estadual General Prestes Guimarães, EMEF Escola do Hoje, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

  • Região 6: EMEF Senador Pasqualini, EMEF Professor Arno Otto Kiehl, EMEF Daniel Dipp, EMEF Guaracy Barroso Marinho

  • Região 7: EMEF Padre José de Anchieta, EMEF Fredolino Chimango, EMEF Irmã Maria Catarina, EMEF Dyógenes Martins Pinto

  • Região 8: Escola Estadual Monteiro Lobato, EMEF Romana Gobbi, EMEF Wolmar Salton, EMEF Professora Helena Salton, EMEF Frederico Ferri, EMEF Arlindo de Souza Mattos

  • Região 9: EMEF Georgina Rosado, Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Colégio Tiradentes Passo Fundo, EMEF Zeferino Demétrio Costi, Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Colégio Marista Conceição

  • Região 10: Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, EMEF Etelvina Rocha Duro, EMEF São Luiz Gonzaga, EEEM Alberto Pasqualini, EMEF Santo Antônio

3.2. 1ª Etapa Presencial 3.2.1. Os vencedores regionais classificados participarão de um treinamento intensivo de oratória, com técnicas de comunicação, postura e controle emocional em público.

3.2.2. Após o treinamento, os participantes farão uma apresentação presencial com o tema: "Redes Sociais e Saúde Mental: Qual é o Impacto Real?"

3.2.3. As apresentações serão avaliadas com os mesmos critérios da Etapa Online.

3.2.4. Critério de Desempate: Em caso de empate, o critério de desempate será baseado na avaliação da clareza de ideias, seguido pela técnica de oratória.

3.2.5. Serão selecionados os 10 participantes com as maiores notas para avançar à 2ª Etapa Presencial (Final).

3.3. 2ª Etapa Presencial (Final) 3.3.1. Os 10 finalistas participarão de um novo treinamento avançado de oratória, focado em técnicas de engajamento e conexão com o público.

3.3.2. Na etapa final, os participantes farão uma apresentação com o tema: "Inteligência Artificial: Amigo ou Inimigo dos Estudantes do Futuro?"

3.3.3. A pontuação final será baseada nos mesmos critérios de avaliação das etapas anteriores, e a soma das notas das fases presenciais determinará os vencedores.

3.4. Pontualidade e Presença: A presença pontual nas fases presenciais é obrigatória. Atrasos injustificados ou ausências sem comunicação prévia com a organização resultarão em desclassificação automática.

3.5. Orientação para Vestimenta: Para garantir a uniformidade nas apresentações, sugere-se que os participantes usem traje casual ou formal nas etapas presenciais.

4. Premiação

4.1. A premiação será distribuída entre os três primeiros colocados, conforme segue:

  • 1º lugar: Bolsa de estudos parcial de 50% na Atitus Educação. O vencedor poderá optar por pagar o restante da graduação ou financiar o valor remanescente conforme as regras de crédito educacional disponíveis na Atitus Educação. O vencedor pode escolher qualquer curso, exceto medicina. 

  • 2º lugar: Um PC Gamer de última geração.

  • 3º lugar: Um iPhone 12.

4.2. Os três finalistas receberão troféus de reconhecimento.

4.3. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em um evento presencial, cuja data e local serão informados previamente.

4.4. Os prêmios são pessoais e intransferíveis. Em caso de impossibilidade de recebimento, o prêmio será atribuído ao próximo colocado.

5. Competição de Melhor Torcida

5.1. A melhor torcida também será premiada, com base na participação dos apoiadores dos finalistas.

5.2. Para concorrer ao prêmio de melhor torcida, os apoiadores deverão comparecer à final do campeonato e demonstrar animação e suporte de forma criativa e respeitosa.

5.3. O julgamento da melhor torcida será feito pela comissão organizadora, considerando os critérios:

  • Criatividade das manifestações (30 pontos)

  • Respeito e comportamento ético (40 pontos)

  • Volume de apoio (30 pontos)

5.4. A torcida vencedora receberá 100 ingressos para o cinema no Bella Città Shopping, que poderão ser distribuídos entre seus membros.

6. Regras de Conduta

6.1. Os participantes e suas torcidas devem manter conduta ética, respeitosa e responsável em todas as etapas do campeonato, online e presencial.

6.2. Plágio, comportamentos desrespeitosos ou qualquer atitude contrária às diretrizes deste regulamento resultarão em desclassificação imediata.

6.3. O uso de dispositivos eletrônicos é permitido apenas para controle de tempo ou anotações de apoio. Apresentações lidas diretamente dos dispositivos não serão bem avaliadas.

6.4. Qualquer desclassificação será definitiva e irrecorrível, sem direito a indenização.

6.5. Política de Conduta para Jurados e Organizadores: A organização compromete-se a adotar uma política de imparcialidade. Jurados e organizadores devem evitar qualquer conflito de interesse que comprometa a avaliação.

7. Direitos de Imagem e Uso de Materiais

7.1. Ao participar, o participante concede à organização o direito de uso de sua imagem, nome e voz para divulgação do evento em quaisquer mídias, sem remuneração adicional.

7.2. A organização poderá utilizar os vídeos e discursos apresentados em campanhas futuras, materiais educacionais e promocionais, sempre atribuindo o devido crédito ao participante.

8. Consentimento para Compartilhamento de Dados

8.1. Ao se inscrever, o participante, ou seu responsável legal (no caso de menores), concorda com o compartilhamento de seus dados pessoais com a Atitus Educação e demais parceiros do evento.

8.2. A Atitus Educação e parceiros poderão usar esses dados para ações de marketing, promoções e envio de materiais informativos.

8.3. A organização compromete-se a tratar os dados conforme a legislação de proteção de dados aplicável.

8.4. O participante pode solicitar a exclusão de seus dados a qualquer momento, por escrito. A exclusão não implica em devolução ou cancelamento de ações de marketing já realizadas.

9. Cláusula de Desclassificação

9.1. A organização se reserva o direito de desclassificar qualquer participante por infrações às regras, ou comportamentos considerados inadequados, antiéticos ou prejudiciais.

9.2. Motivos para desclassificação incluem:

  • Plágio ou conteúdo que não seja de autoria do participante;

  • Comportamento desrespeitoso, ofensivo ou inadequado;

  • Descumprimento dos prazos estabelecidos;

  • Uso de tecnologias não permitidas nas apresentações;

  • Tentativa de manipulação ou fraude no processo de avaliação.

9.3. A decisão de desclassificação será definitiva e irrecorrível.

9.4. A desclassificação será sumária, sem necessidade de aviso prévio, e o participante desclassificado não terá direito a indenização.

10. Considerações Finais

10.1. A comissão organizadora reserva-se o direito de modificar qualquer item deste regulamento para garantir o bom andamento do campeonato. Mudanças serão comunicadas aos participantes com antecedência.

10.2. Casos omissos serão resolvidos pela organização, cujas decisões são finais e irrecorríveis.

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