Você tem medo de FALHAR em público e não de FALAR em público
- Gustavo Amaral
- 9 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
O medo de falar em público é um dos medos mais comuns entre as pessoas. Segundo a Associação Americana de Ansiedade e Depressão, cerca de 75% da população tem algum grau de ansiedade relacionada à fala em público. Essa fobia pode variar de leve a grave, e pode ter um impacto significativo na vida pessoal e profissional de uma pessoa.
Mas por que tantas pessoas têm medo de falar em público?
Em primeiro lugar, é importante entender que a fobia da fala em público é uma resposta natural do corpo ao estresse. Quando nos sentimos ameaçados ou inseguros, nosso sistema nervoso é ativado, o que causa um aumento na frequência cardíaca, sudorese e outros sintomas físicos de ansiedade.
Mas vamos evitar esse assunto biológico.
A verdade é que a perspectiva de ser avaliado e julgado pelos outros pode ser o gatilho para essa resposta de estresse. A maioria das pessoas não temem o ato de falar em público, elas temem serem rejeitadas ou ridicularizadas pelo público, ou temem que suas ideias ou opiniões não sejam valorizadas.
No entanto, o medo de falar em público não precisa ser uma sentença de morte para a carreira ou vida social de alguém. Há muitas técnicas e estratégias que podem ajudar a superar esse medo e aprimorar a habilidade de falar em público.
Na verdade, provavelmente você tem tudo o que é necessário para falar bem. Inclusive todos os membros do seu corpo. Talvez o pedaço que falta em você seja amor próprio, autoconfiança e muito treino.
Nesse post quero te contar a história de Nick Vujicic.

Nick Vujicic apresenta palestras motivacionais que têm como objetivo inspirar as pessoas a superar seus desafios e alcançar seus objetivos, independentemente de suas limitações. Ele compartilha sua própria história de vida como exemplo de superação e perseverança.
Notou o que falta nesse orador? Meio difícil não notar certo? Mas e o que não falta nele? É o que não falta nele que provavelmente falte em você.
Em suas próprias palavras, oratória não é um dom, é:
Autoconfiança, autoestima, experiência de palco e muito treino.
Veja ele há 12 anos atrás.
E basta pesquisar, hoje ele esta melhor do que nunca.

A lição que ele ensina vai além da técnica de oratória. A lição é que você não deve temer a falha e o julgamento, pois você pode estar perdendo uma vida extraordinária.
A vida é uma jornada cheia de altos e baixos, de sucessos e fracassos. Muitas vezes, temos medo de tentar algo novo ou de assumir um risco porque tememos o fracasso. No entanto, é importante lembrar que o fracasso faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento pessoal. É através dos nossos erros que aprendemos, crescemos e nos tornamos mais fortes.
Ao tentar algo novo, pode haver um medo inicial de falhar. Mas se você nunca tentar, nunca saberá se pode ter sucesso.
Muitos dos maiores líderes, inovadores e empresários da história experimentaram muitos fracassos antes de alcançarem o sucesso. Se eles tivessem desistido após o primeiro fracasso, nunca teriam chegado onde estão hoje.
Se o Nick tivesse aceitado todo o bullyng, humilhação, preconceito e os medos sobre o julgamento, nunca teria se tornado um dos palestrantes mais conhecidos do mundo e eu nunca estaria escrevendo sobre ele.
Ao falhar, aprendemos o que não funciona e podemos ajustar nossas estratégias para alcançar nossos objetivos.
Para de temer o fracasso, o fracasso não é o fim. Mesmo que algo não funcione na primeira vez, isso não significa que não funcionará na próxima vez. Ao continuar tentando, podemos finalmente alcançar o sucesso. Vai doer? vai. Mas vai te ensinar durante o processo.
Por isso o lema da Bespeak é " A dor e o sofrimento são investimentos necessários para o progresso".
Comentários